Integrador Cloud (versão 6)

Requisitos

  • Sistema operacional Windows 7 / Windows Server 2012 ou superior
  • Conectividade com a internet recomendada de 2 mbits ou superior, para comunicação com a solução na nuvem
  • 1gb de memória RAM disponível
  • Firewall / Proxy liberados para as URLs de integração:
https://api.conexaonfe.com.br (porta 443)

Ou para os IPs:

54.233.82.38
54.94.232.14

Instalação do integrador

Baixe o instalador no link abaixo:

No início da instalação será solicitado o ID de integração, que pode ser consultado no portal em Administrar -> Usuários.

Esse ID é gerado automaticamente para o Administrador (usuário que criou a conta no cloud), e está disponível na página de detalhes do Usuário, campo ID de integração. Conforme abaixo:

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Com o ID de integração em mãos, inicie a instalação através do executável que foi baixado.

ID de Integração

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Local da instalação

  • Instalar em um disco local do Windows
  • Não instalar em uma unidade de rede mapeada na máquina

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Componentes que deseja instalar

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Resumo da instalação que será iniciada

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Finalizando a instalação

Não desmarque as opções nessa tela, pois podem afetar o funcionamento da solução.

Ao clicar em Concluir, alguns scripts serão executados referente ao registros dos serviços do Windows. Dependendo da versão do Windows, algumas telas solicitando confirmação podem ser apresentadas, sempre confirme as ações.

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Configurações de pastas no cloud

Essas configurações são habilitadas somente após a instalação do integrador e caso a comunicação do integrador com o cloud tenha sido estabelecida com êxito.

Caso não estejam habilitadas, revisite a parte de requisitos referente à firewall e proxy. Caso o proxy precise de autenticação de usuário, verifique mais abaixo como configurar um usuário para iniciar os serviços do Windows.

Após a instalação, caso o ID de integração seja válido e não tenha nenhum bloqueio de firewall ou proxy em sua rede, será exibido o integrador para parametrização, conforme abaixo:

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Baixa Automática

Através dessa configuração, o sistema permite o download automático dos xmls de qualquer documento disponível no portal.

A parametrização é feita no portal, no menu Integradores -> Guarda Automática.

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Pasta de download pra cada empresa

Para cada empresa cadastrar no portal, configure as pastas do servidor onde você deseja fazer download automáticos dos xmls recebidos.
Ex.: C:\xml\empresa-x\recebimento ou \\servidor\xmls\empresa-x\recebimento
Não utilizar unidades mapeadas, exemplo: X:\xmls

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Caso deseja baixar configurar o download automático de NFe Emitida ou NFe Transportada, ou qualquer outro tipo de XML que não seja relacionado ao recebimento, é só escolher a integração avançada, que habilitará todas as configurações de download automático.

Pasta de ações (Lançada ERP e Manifesto de Confirmação)

Após configuras as pastas de recebimento para cadas Empresa, configure a(s) pasta(s) do servidor onde o ERP disponibilizará os arquivos de ações do usuário, como lançamento de nota e manifesto de confirmação da operação.
Ex.: C:\xml\acoes ou \\servidor\xml\acoes
Não utilizar unidades mapeadas, exemplo: X:\xmls

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Após a configuração, em alguns instantes o download automático será iniciado.

Guarda Automática

Através dessa configuração, o sistema permite o upload automático dos xmls de NFe Emitidas que estão neste computador para a guarda no cloud.

A parametrização é feita no portal, no menu Integradores -> Emitidas.

Configure as pastas do servidor onde se encontram os xmls de NFe/NFCe Emitidas.

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Após a configuração, em alguns instantes será iniciada a indexação dos arquivos e na sequencia o upload, assim as notas emitidas começarão a aparecer no portal em NFe Emitidas -> Consulta.

Recomendamos a instalação do integrador diretamente no servidor onde se encontram os arquivos, para evitar demora no processo de indexação no caso de muito volume de documentos.

Acessar arquivos na rede

Para permitir que os serviços dos integradores tenham acesso a pastas na rede, tanto para fazer download ou upload dos arquivos, é necessário configurar um usuário de rede no serviço do Windows.

Os serviços instalados pelo aplicativo são:

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Ao acessar as propriedades do serviço, vá até a aba Log On:

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Configure nela um usuário do domínio que seja Administrador do servidor e que tenha permissão nas pastas configuradas para os integradores.

Essa configuração também é válida caso o acesso a internet também necessite de autenticação de usuário de rede.

Configuração de Proxy

Para configurar o servidor proxy no integrador, é necessário alterar o arquivo integrador\IntegradorService.xml.

Encontre a linha abaixo:

<arguments>-Xmx512m -jar "integrador-6.0.1.jar" --spring.config.location=file:resources/application.properties</arguments>

Edite essa linha, complementando com as informarções de Proxy da sua empresa.
-Dhttp.proxyHost=ipdoservidorproxy -Dhttp.proxyPort=portadoservidorproxy devem ser adicionados após o properties e antes de fechar a tag </arguments>

Exemplo:

<arguments>-Xmx512m -jar "integrador-6.0.1.jar" --spring.config.location=file:resources/application.properties -Dhttp.proxyHost=10.0.0.1 -Dhttp.proxyPort=8080</arguments>

Substitua o endereço IP e Porta com as suas configurações.

Logs de execução

Os logs de execução se encontram na pasta log abaixo da pasta de cada integrador:

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Esses logs em algum momento podem ser solicitados durante um atendimento via chat do aplicativo caso não a comunicação entre ERP e Cloud não esteja funcionando corretamente, por problemas de permissão, firewall, etc.

Desinstalação

Caso seja necessário desinstalar os integradores, é só executar o aplicativo abaixo:

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