O Certificado Digital A3 é um certificado físico, normalmente encontrado na opção Cartão (necessária leitura USB para utilização) ou Token (não tem necessidade de leitora).
Para utilização desse tipo de certificado físico, disponibilizamos um aplicativo que deve ser instalado no computador para que o sistema consiga ter acesso a leitora e fazer comunicação com a SEFAZ.
A1 x A3
Devido ao A3 ser um dispositivo físico, o aplicativo acaba dependendo que ele esteja conectado no computador com o sistema rodando para comunicação automática com a SEFAZ.
Caso você possua mais de um Certificado A3, é necessário ficar conectando cada certificado para baixar os documentos de todos eles da Sefaz.
Diferente do A1, que, ao fazer o vínculo uma vez no nosso sistema, a partir desse momento o sistema se comunica automaticamente 24hrs por dia com a SEFAZ, sem a necessidade de informar a senha ou ficar com o aplicativo aberto para isso.
Requisitos para instalação
- Sistema operacional Windows
- Aplicativo do fornecedor do Certificado A3 devidamente instalado no computador que será utilizado o sistema
- Caso utilizar mais de uma marca de cartão no mesmo computador, todos devem ser préviamente instalados
- Utilizar somente uma leitora conectada no computador enquanto estiver utilizando o aplicativo da ConexãoNF-e
Instalação do aplicativo
Baixe o instalador no link abaixo:
- Instalador do Aplicativo (Windows).
Executando o instalador
Criar atalho na área de trabalho do computador
Iniciando a instalação
Finalizando da instalação
Após a instalação o aplicativo será aberto automaticamente.
Acessando o aplicativo
Informe suas credencias de acesso conforme criado anteriormente no Portal
Após o login, o sistema iniciará a leitura do Certificado. As informações da integração com o cartão serão exibidas conforme tela abaixo:
Quando o certificado for inserido, a senha dele será solicitada e logo após será necessário vincular o CNPJ do sistema se aplica esse Certificado.
Caso você tenha mais de uma Empresa, é necessário cadastrar primeiros todos os CNPJs em Administrar -> Minhas Empresas, e depois vincular o Certificado a essas empresas.
Acesso aos logs
Caso os logs de execução sejam solicitados via atendimento, eles ficam disponíveis na pasta abaixo:
Desinstalação
Caso seja necessário desinstalar o aplicativo, é só executar o arquivo abaixo: