Como funciona o portal Cloud?

A Cloud não guarda o histórico de xml em pastas, os mesmos ficam no armazenamento cloud, sendo possível baixar a qualquer momento, conforme a necessidade.

Como a Conexão NF-e pode me ajudar?

Nosso sistema faz o download diretamente da Sefaz das notas fiscais emitidas para seus CNPJs no último mês (esse limite é da própria Sefaz). Também temos a funcionalidade de monitoramento de e-mail, que busca os xmls de CT-e e NF-e recebidas.

Como funciona o Totvs Protheus?

Temos um importador de NF-e e CT-e no Protheus que facilita a entrada de documentos, relacionando-os com o pedido correspondente, com conversão de unidade de medida, TES inteligente, conversão de moeda, etc. Ele funciona em conjunto com o portal, onde o portal automatiza toda a comunicação entre Sefaz e disponibiliza os xmls para o nosso Feed (importador) no ERP.

Como abrir um chamado?

Acessando: suporte.conexaonfe.com.br

Os 15 dias gratuitos começam a contar a partir do cadastro?

Não, os 15 dias começam a contar a partir da vinculação do certificado digital, o qual precisa ser modelo A1.

Como importar os XMLs para o portal?

O xml das notas emitidas é "puxado" do seu ambiente local. Fazemos isso através de um programa integrador, o qual fica monitorando a pasta onde você habitualmente armazena seus arquivos. Segue o passo-a-passo para configurar o integrador. Veja se entende... http://docs.conexaonfe.com.br/
Lembrando que, o usuário que acessa o computador precisa ser o administrador.

O que fazer quando a Sefaz não disponibiliza o XML?

Nesse caso, recomendamos solicitar o xml por e-mail para uma conta monitorada pelo nosso sistema.
Se você não possui nenhuma conta monitorada, é só cadastrar em "Administrar >> E-mails monitorados". Caso não tenha acesso, solicite para o administrador da sua conta para configurar a leitura dos e-mails.

Consigo liberar o download automático do XML?

Sim! É só fazer manifesto de ciência da emissão para liberar o download automático do xml. Isso pode ser feito no menu "Administrar >> Minhas Empresas >> Editar", e habilite a opção "Download Automático de xml".
Ativando essa opção, automaticamente quando uma nota for autorizada na Sefaz para sua empresa, o xml será disponibilizado.

Como reenviar o XML?

Para reenviar o XML para o ERP, é só selecionar a nota no portal e clicar em "ERP >> Reenviar ao ERP".

É possível acessar os XMLs de quanto tempo atrás?

Somente dos últimos 30 dias e até 3 meses o cabeçalho da nota (status Sem xml), que no caso não tem o xml completo.
Esse é um bloqueio da própria Sefaz, na API de integração dela.
Para ter acesso aos xmls mais antigos, você precisa de um serviço de recuperação de xml histórico.

Os XMLs já estão no portal Cloud, tenho que ter o software (integrador) também?

Só se você quiser disponibilizar os xmls em uma pasta no servidor da sua empresa, ou quiser subir as notas emitidas. Esse software são nossos integradores.

Consigo acessar os XMLs sem conexão com a internet?

Não será possível acessar o portal e baixar os xmls sem internet, somente tendo a cópia local utilizando os integradores.

Consigo monitorar os XMLs de entrada de uma empresa que só presta serviço (não tem IE)?

** IE: inscrição estadual

Sim, consegue. A falta do IE não impede que o CNPJ seja monitorado. Ou seja, não tem relação.

Como faço para baixar XML do Danfe?

Primeiro você deve vincular o certificado digital A1 da sua empresa! Vá em Administrar >> NF-e Recebidas. Após essa configuração, em alguns minutos as notas começarão a aparecer em NF´s Recebidas.
Caso sua empresa seja tomadora de serviços de CTes, é necessário configurar uma conta de e-mail para monitoramento em Administrar >> Emails Monitorados. Após a configuração começarão a aparecer em CTe Recebidos.

Como consigo visualizar (baixar) as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas e recebidas?

Primeiro você terá que instalar o aplicativo para guardar automaticamente os arquivos. A instalação do integrador é simples, ele basicamente vai se encarregar de "puxar" as notas fiscais emitidas aqui para o portal.
Nosso aplicativo busca direto da Sefaz as NFe recebidas e CTe recebidos. Os arquivos de notas emitidas somente são arquivados. Nesse caso, você precisa ter um repositório onde já armazena esses xmls das notas emitidas. Depois disso, você vai conseguir imprimir DANFe, enviar e-mail com o XML e acompanhar quando e como teu cliente realiza o manifesto do destinatário.
Segue passo a passo para a instalação do integrador: Instalação de Integradores.
Caso o servidor das notas emitidas seja linux, precisamos agendar a instalação pela nossa equipe.

Para fazer o dowload do XML é preciso dar "Ciência" no recebimento?

Sim, para capturar o xml completo na Sefaz é preciso realizar o manifesto de "Ciência".

É possível cancelar uma NF-e na qual o manifesto já tenha sido confirmado?

Sim! É só indicar o manifesto de “Operação não realizada”.

Posso consultar notas fiscais da filial?

Sim, é só cadastrar em Administrar >> Minhas Empresas, depois vincular o certificado digital referente a esse novo cnpj na opção Atualizar Certificado, também em Administrar >> Minhas Empresas.

O que fazer quando a nota não é integrada ao ambiente nacional (AN)?

Nesse caso, você pode consultar a nota completa no site da Sefaz, essa consulta força a integração com o ambiente nacional. Lembrando que essa ação é tomada para que a Sefaz Nacional integre com a UF de origem. Não tem nenhuma relação com a nossa aplicação, pois a nota só fica disponível pros sistemas quando a data inclusão AN estiver populada.

Como proceder quando a NF-e está na Sefaz nacional, mas não aparece no Maestro?

Tente reiniciar o serviço ConexãoNF-e Maestro Feed para verificar se as notas são baixadas.
Caso não apareçam, entre em contato conosco através do chat.

Como ordenar as notas emitidas por data de emissão?

Clique no botão “+” do filtro, vá na opção ordenação, que por padrão é a data que a nota foi registrada no nosso sistema, é só alterar para "Data de Emissão". Assim as notas ficarão organizadas de forma decrescente.

Não consigo realizar o lançamento de CT-e, o que fazer?

(o CT-e aparece no Conexão, mas não vai para o arquivo).

Verifique com o TI se o serviço ConexãoNFe Integrador Recebidas está rodando no servidor. Se sim, reinicie, por favor!
Caso o erro permaneça, entre em contato conosco através do chat.

O manifesto de "ciência" interfere no cancelamento da nota pelos fornecedores?

Não, somente a confirmação, que é feita manualmente ou caso você utilize o feed e esteja configurado para fazer a confirmação automática no lançamento da nota.

Consigo modificar o manifesto de recusa para um de confirmação da operação?

Sim, você pode enviar o manifesto de confirmação após a recusa.
O que vale é o último manifesto.

Posso utilizar o certificado A3?

Sim, mas precisa ser testado o certificado para verificar se já é compatível com o sistema.

Meu certificado venceu, tem algum problema?

Sem o certificado válido não é possível estabelecer comunicação com a Sefaz, assim não conseguiremos buscar as notas, conhecimentos de transportes, consultar status dos documentos fiscais, etc. É necessário atualizar o certificado.

Como atualizar o certificado no sistema?

Acessando o menu Administrar >> Minhas Empresas você vai encontrar o botão para atualizar o certificado, é só clicar!

Como cadastrar uma conta de e-mail para receber as NF´s?

É preciso configurar o e-mail no menu “Administrar >> E-mails monitorados”. Para habilitar a leitura em uma conta do gmail é necessário executar a configuração da conta.
Segue informativo: Configuração Gmail
Habilitar aplicação menos segura: https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps

Como funciona o e-mail de monitoramento?

Nosso sistema le os e-mails e extrai os xmls; Durante o cadastro do e-mail monitorado permitimos testar as configurações de conectividade do e-mail através de protocolo, para verificar se o endereço e porta estão corretos.
Na primeira leitura, apenas os últimos 500 e-mails são lidos, depois é feita a leitura incremental dos novos e-mails. Quando parametrizado, o status da leitura demora um pouco para ser atualizado, devido a grande quantidade de e-mails lidos.

O e-mail monitorado só pode ser usado para recebimento de XML?

A leitura é transparente, portanto o usuário pode estar com essa conta configurada em um cliente de e-mail, desde que as regras abaixo sejam obedecidas:
1.Os e-mails precisam estar na caixa de entrada, portanto não podem ser movidos para uma outra pasta ou ter uma regra automática para mover os e-mails com anexo, por exemplo.
2.O cliente de email deve estar configurado para manter os emails no servidor, dependendo da configuração, os emails podem ser removidos do servidor, assim não conseguimos acessar os e-mails para extração dos xmls.

Como funcionam os Integradores?

Os integradores servem para ligar seu ambiente local com a nuvem. O integrador de notas recebidas, tem a responsabilidade de salvar em uma pasta local, todo novo arquivo que é capturado aqui pelo portal. O integrador de notas emitidas, tem a responsabilidade de trazer para o portal, toda nota fiscal emitida pelo nosso cliente.

O Integrador pode ser instalado na rede?

Não, o Integrador precisa estar instalado na própria máquina.

Como verificar se o Integrador está em execução?

Ele é um serviço do windows. Basicamente você precisa saber se ele está executado. Outra forma de consulta é pelo status no menu Integradores. Ele deve apresentar um "ok".

Se eu instalar o integrador em uma máquina, ele consegue salvar as informações em outra máquina na rede?

Sim, é possível!
Acesse: http://docs.conexaonfe.com.br/integradores/
Você vai precisar colocar o "caminho" completo no painel e seguir esse passinho >> http://docs.conexaonfe.com.br/integradores/#acessar-arquivos-na-rede na configuração lá no servidor.

Onde encontro o ID de Integração?

Para conferir seu ID de integração acesse “Administrar >> Usuários", clique em um dos usuários administradores e acione o botão editar. Na tela de edição do usuário, caso não tenha ID de integração gerado, clique em “Gerar” e acione o botão salvar.

É necessário criar senha para o usuário?

Sim, é necessário! A senha cadastrada para o usuário deve ser a mesma senha de acesso que é usada para acessar o e-mail.

Como faço a liberação de usuários?

Para liberar o acesso, é necessário fazer o cadastro em “Administrar >> Usuários”. Esses usuários liberados acessarão o sistema através do e-mail e senhas que foram cadastradas.

Quando um usuário é cadastrado, ele terá acesso a todas as empresas cadastradas?

Não, durante o cadastro você escolhe quais empresas esse usuário poderá ou não, ter acesso.

Como faço para adicionar ou remover permissões de manifesto para usuários?

Você deve acessar Administrar >> Usuários, vai aparecer um botão amarelo "Gerenciar Perfis".

Posso cadastrar quantas empresas eu quiser?

Sim, é só cadastrar em Administrar >> Minhas Empresas.

Há uma configuração de dois servidores de NF-e para processar a saída com Failover?

Failover: servidor que assume um determinado serviço se outro servidor tem problemas, esse termo é usado normalmente em cluster de HA.

Não há gatilho automático configurado por nós. Porém, o que pode ser feito é um espelhamento do sistema em dois servidores. Deixando um rodando e outro parado. Em caso de problemas, desliga um e liga outro. Esse liga/desliga é que pode ser feito manualmente ou através de aplicações que servem para esse tipo de controle.